sexta-feira, 20 de novembro de 2015

O pai do Pequeno Príncipe

Antoine Jean-Baptiste Marie Roger Fonscolombe, Conde de Saint-Exupéry mais conhecido como Antoine de Saint-Exupéry, autor do Pequeno Príncipe, nasceu em Lyon na França, no dia 29 de junho de 1900. Era o terceiro filho do conde Saint-Exupéry e da condessa Marie Fascolombe. Estudou no colégio jesuíta Notre Dame de Saint Croix e no colégio dos Maristas, em Friburgo, na Suíça.



Além de escritor também era apaixonado pela aviação, em 1921 ingressou no serviço militar, no Regimento de Aviação de Estrasburgo, após ter sido reprovado para a Escola Naval tornou-se piloto civil e subtenente da reserva.








Poucos sabem, mas Exupéry já pisou em solos brasileiros,isso ocorreu entre1928 e 1930, em Florianópolis. No decorrer dessa ligeira passagem por aqui, ganhou até um apelido do habitantes do local; como o sobrenome dele com origem francesa era de difícil pronuncia para a língua portuguesa, então o abrasileiraram de Zé Perri.


Antoine de Saint-Exupéry morreu em um acidente de avião, durante uma missão de reconhecimento, no dia 31 de julho de 1944. Em 2004, foram encontrados os destroços do avião que pilotava, a poucos quilômetros da costa de Marselha, na França. O corpo dele nunca foi encontrado, gosto de pensar que o pequeno príncipe o levou para o B-612. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário